Na primeira parte desta obra, com linguagem didática e ilustrativa, os manipuladores de alimentos serão orientados sobre as boas práticas de higiene, manipulação e conservação dos alimentos. Entre os temas, encontram-se as boas práticas com comportamento de empreendedorismo, principais microrganismos causadores das DTAs e suas prevenções, a necessidade da água tratada e a limpeza dos reservatórios, o acondicionamento e destino adequado do lixo, o controle de pragas urbanas. Na última parte — leituras úteis—, o manipulador encontrará uma abordagem mais técnica dos assuntos, caso queira se aprofundar. Esta publicação busca contribuir para capacitação dos manipuladores, podendo ser adotada em cursos de boas práticas e resultando em uma contribuição positiva para a saúde pública, satisfação e segurança higiênico-sanitária aos clientes e lucros para o pequeno empreendedor desse segmento.
Detalhes de: Ensinando boas práticas aos manipuladores de alimentos

Ensinando boas práticas aos manipuladores de alimentos


Ensinando boas práticas aos manipuladores de alimentos
Eduardo Delbon Baldini
Mestre em Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, atual Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva.
Fábio Taniwaki
Mestre em Saneamento Aplicado à Saúde do Homem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, atual Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva.
José Rafael Modolo
Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, antigo Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, Botucatu.
Juliano Gonçalves Pereira
Doutor em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial.