Temas Fundamentais de Direito e Bioética – volume II

A bioética tem sido, cada vez mais, ferramenta essencial para a análise dos problemas da sociedade contemporânea, realidade escancarada nos últimos tempos, por exemplo, em decorrência da maior tragédia epidemiológica dos últimos 100 anos.

A presente obra busca analisar inúmeros dilemas sob o ponto de vista da bioética e sua inter-relação com o direito, seja sob o ponto de vista dos direitos humanos, seja sob o ponto de vista do direito à saúde.

Dentre os assuntos abordados estão temas como metodologia científica, ética em pesquisa, direitos indígenas, discriminação genética, transhumanismo, direitos das pessoas com deficiência, identidade de gênero, direitos dos animais, biopolítica, mistanásia e reprodução humana. Há, além disso, a abordagem de temas tratados, recentemente, por tribunais, tais como: vacinação obrigatória, violência obstétrica e judicialização da saúde.

Espera-se que a presente obra contribua como um respiro de continuidade para o aprimoramento da discussão acerca do direito sob o ponto de vista bioético com fins de, cada vez mais, levar os direitos a sério.