Da mesma forma que o primeiro volume deste lançamento do selo Cultura Acadêmica, Ensino de Ciências e Matemática II: temas sobre formação de conceitos consiste em uma seleção de artigos e ensaios realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp. Se no primeiro o enfoque era a formação de professores, neste as pesquisa reunidas discutem formação de conceitos nas áreas de Ciências e Matemática. Segundo Ana Maria de Andrade Caldeira, organizadora da obra, o ensino de ciências exatas e biológicas no Brasil carece de elementos pedagógicos, o que compromete o ensino de base. “As crianças têm muita dificuldade em atingir um nível de aprendizado satisfatório e compatível com um país em desenvolvimento como o nosso”, afirma. Para a bióloga e educadora, a falta de uma instrução mais lógica e menos simbólica intimida os alunos e, consequentemente, seria um dos fatores responsáveis pela redução do número de interessados em seguir carreiras ligadas a Ciências e à Matemática, como Engenharia e Biologia, por exemplo. Com o propósito de corrigir essas deficiências e aprimorar a formação de docentes destas esferas de conhecimento, a coletânea apresenta artigos desenvolvidos por 28 pesquisadores do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp. Todos os ensaios têm linguagem simples e objetiva, tendo em vista dirigirem-se a educadores. Assim como seu predecessor, Ensinos de Ciências e Matemática II utiliza uma gama de recursos gráficos e exemplos para tornar o conteúdo teórico ainda mais acessível. Sobre a autora – Ana Maria de Andrade Caldeira é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1988), mestre em Agronomia – Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1985) e doutora em Educação pela Unesp (1997). Atualmente é professora da Unesp e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, interdisciplinaridade, semiótica peirceana e filosofia da biologia.
Podemos guardar cookies?
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies, onde você poderá alterar suas preferências a qualquer momento. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.
Manage consent
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Estes cookies são necessários para que o site funcione e só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos, cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies permitem contar visitas e fontes de tráfego, de modo que possamos medir e melhorar o desempenho de nosso site. Eles ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, são anônimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site e como melhorar sua experiência.
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao site para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros sites e criar um perfil sobre os seus interesses. Assim, é possível oferecer conteúdo e mensagens de seu interesse em outros sites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Estes cookies podem ser estabelecidos em nosso site pelos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros sites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, não terá acesso à publicidade de seu interesse.