O estudo realizado por Maria Cristina Piana tem como tema a construção do perfil do assistente social no cenário educacional e como objetivo compreender e explicar a importância da atuação do Serviço Social na política educacional. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional, publicado pelo selo Cultura Acadêmica, analisa o Serviço Social enquanto propositor e elaborador das políticas sociais, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação, realizada por meio de pesquisas bibliográficas, documental e de campo, ao longo do processo, permitiu um acúmulo de conhecimentos sobre o objeto de estudo e possibilitou a análise e a compreensão do trabalho realizado pelo Serviço Social na Secretaria de Educação do município de Barretos (SP). Os resultados da pesquisa, apresentados ao longo da obra, revelam que a atuação do Serviço Social na educação brasileira, desde a origem da profissão, destacou-se significativamente nas unidades de ensino. Porém, hoje se expande de forma positiva, expressiva e qualitativa nas esferas estaduais e municipais atuando em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos de ação para uma educação de acesso a todos os cidadãos e também através de vários movimentos sociais para a aprovação legal. Essa temática ganha um significado especial por tratar de um estudo voltado para o mundo da educação que representa hoje uma exigência do sistema vigente em termos de qualidade, novos empreendedorismos, investimentos em pessoal, formação continuada e generalista. Sendo o assistente social um profissional que trabalha a realidade social, faz-se necessário construir seu perfil de modo diferenciado, crítico, reflexivo, criativo, propositivo, inovador e estratégico para as negociações e conquistas no campo educacional. Sobre o organizador – Maria Cristina Piana possui mestrado (2003) e doutorado (2008) em Serviço Social pela Unesp, câmpus de Franca. É especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB (2000), especialista em Recursos Humanos e Marketing pela União dos Grandes Lagos (Uniliago) em São José do Rio Preto e graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1988) . É professora titular, desde 2003, do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, onde coordena o Curso de Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social e educação, formação profissional, políticas sociais, criança e adolescente.
Podemos guardar cookies?
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies, onde você poderá alterar suas preferências a qualquer momento. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.
Manage consent
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Estes cookies são necessários para que o site funcione e só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos, cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies permitem contar visitas e fontes de tráfego, de modo que possamos medir e melhorar o desempenho de nosso site. Eles ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, são anônimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site e como melhorar sua experiência.
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao site para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros sites e criar um perfil sobre os seus interesses. Assim, é possível oferecer conteúdo e mensagens de seu interesse em outros sites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Estes cookies podem ser estabelecidos em nosso site pelos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros sites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, não terá acesso à publicidade de seu interesse.