A diversidade de enfoques oferecida por Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções, lançamento do selo Cultura Acadêmica, mostra a amplitude das pesquisas que foram desenvolvidas em torno do tema referente à avaliação de processos de aprendizagem e planejamento de condições de ensino para crianças, contribuindo para o progresso da área que ainda é pouco desenvolvida na Psicologia. Organizado pela psicóloga Tânia do Valle, a obra analisa nos capítulos iniciais o comportamento para a Educação no campo da formação de professores e, em seguida, fornece grandes contribuições para a área de Desenvolvimento Humano, abordando temas voltados para pré-escolares até a idade adulta, como pais e professores. Nos capítulos que tratam da aprendizagem infantil, vários temas são discutidos, como treino de habilidades sociais e mudanças de desempenho, repertório socialmente habilidoso entre meninos e meninas e a importância do comportamento verbal e não verbal como favoráveis ao desenvolvimento humano. Os adolescentes também são estudados em Aprendizagem e desenvolvimento humano, sendo discutidos os conceitos de família e o grau de satisfação deles em relação a elas, seja na zona rural como na zona urbana. Quanto aos adultos, são investiga os estereótipos sexuais contidos nos discursos das mães e o que elas têm a dizer sobre a educação de seus filhos com relação à importância do diálogo familiar, relacionamento conjugal e entre pais e filhos, mostrando o quanto essas informações ajudam a avaliar as percepções de crianças e mães sobre as relações familiares. Embasado em tratamentos metodológicos atualizados, esse trabalho discute questões relevantes sobre processos de desenvolvimento humano em face dos avanços da pesquisa cientifica, contribuindo para o desenvolvimento da área que continua a ser desafiadora e básica para a Psicologia. Sobre a organizadora – Licenciada em Psicologia (1975) e graduada em Formação de Psicólogos (1976) pela Fundação Educacional de Bauru, mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor colaborador do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP e professor assistente doutor da Unesp. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, crianças contaminadas por chumbo, criança portadora de deficiência, violência sexual, avaliação psicológica, técnicas de exame psicológico, psicologia hospitalar, mães adolescentes, funcionamento e interações familiares.
Podemos guardar cookies?
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies, onde você poderá alterar suas preferências a qualquer momento. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.
Manage consent
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Estes cookies são necessários para que o site funcione e só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos, cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies permitem contar visitas e fontes de tráfego, de modo que possamos medir e melhorar o desempenho de nosso site. Eles ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, são anônimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site e como melhorar sua experiência.
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao site para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros sites e criar um perfil sobre os seus interesses. Assim, é possível oferecer conteúdo e mensagens de seu interesse em outros sites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Estes cookies podem ser estabelecidos em nosso site pelos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros sites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, não terá acesso à publicidade de seu interesse.