Desde 1997, o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp vem realizando pesquisas na área de educação científica. Ao longo desses anos, cerca de 200 dissertações de mestrado e 40 teses de doutorado foram produzidas pelo departamento. Estes estudos tencionam, sobretudo, desenvolver metodologias de ensino para ampliar a didática de professores de disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Ferramenta útil para educadores destas esferas de conhecimento, a obra Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre formação de professores, lançamento do selo Cultura Acadêmica, apresenta uma compilação de ensaios e artigos focados no aprimoramento da formação de professores das áreas de Ciências e Matemática. De acordo com o professor Roberto Nardi, organizador da publicação, uma das maiores deficiências do ensino de ciências exatas e biológicas aplicado no Brasil é o fato de haver uma distância entre o conhecimento teórico desenvolvido nas universidades e o conhecimento transmitido ao docente durante a sua formação. Segundo Nardi, a ideia do compêndio é justamente incluir algumas das pesquisas em educação elaboradas pelo programa da Unesp nos novos currículos de graduação, de modo que os futuros bacharéis se tornem aptos a lecionar conteúdos complexos de maneira pedagógica. Os artigos presentes em Ensino de Ciências e Matemática I foram elaborados por 27 pesquisadores. A despeito de serem fruto de pesquisas acadêmicas e apresentarem densos referenciais teóricos, todos os ensaios dispõem de gráficos e de uma grande quantidade de exemplos para facilitar a compreensão do conteúdo. Além disso, a variedade de temas discutidos na obra é expressiva: se fazem presentes desde dissertações que instigam reflexão e análise histórica a textos com estratégias pedagógicas. Sobre o autor – Roberto Nardi é licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestre em ‘Science Education’ pela ‘School of Education’ da Temple University, Filadéfila, Estados Unidos (1978), e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1989), com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2004 – 2005). Atualmente é um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru. Tem experiência nas áreas de Ciências e Física e se interessa, principalmente, por questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores.
Podemos guardar cookies?
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies, onde você poderá alterar suas preferências a qualquer momento. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.
Manage consent
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Estes cookies são necessários para que o site funcione e só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos, cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies permitem contar visitas e fontes de tráfego, de modo que possamos medir e melhorar o desempenho de nosso site. Eles ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, são anônimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site e como melhorar sua experiência.
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao site para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros sites e criar um perfil sobre os seus interesses. Assim, é possível oferecer conteúdo e mensagens de seu interesse em outros sites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Estes cookies podem ser estabelecidos em nosso site pelos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros sites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, não terá acesso à publicidade de seu interesse.