É inegável que uma educação que transcende os muros da sala de aula e se abre para as linguagens e práticas do mundo moderno se torna cada vez mais complexa, especialmente em função da presença crescente de novas ferramentas tecnológicas no ensino de línguas. Desejada por alguns e temida por outros, essa nova realidade demanda uma reflexão constante acerca dos desafios e possibilidades que apresenta. Foi partindo dessa constatação, que as linguistas Ucy Soto, Mônica Ferreira Mayrink e Isadora Valencise Gregolin decidiram reunir as reflexões teóricas e práticas de 18 pesquisadores sobre o tema. O resultado está agora publicado em Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões, lançamento do selo Cultura Acadêmica. A obra reúne artigos de pesquisadores de renomadas instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, que propõem discussões em torno de três eixos centrais: linguagem, educação e virtualidade. São artigos que analisam a formação tecnológica de professores; o trabalho pedagógico na educação a distância; o métier do professor em contexto digital; o uso de novas tecnologias em educação; o design de material didático on-line; a concepção, design e ferramentas de um ambiente virtual colaborativo de ensino-aprendizagem; o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle); os graus de interação no espaço físico e virtual; o uso da internet da perspectiva de alunos de Letras; o papel da mediação pedagógica em fóruns educacionais de cursos on-line de língua estrangeira; e o uso do chat na sala de aula até uma proposta para a formação continuada on-line de professores. As temáticas tratadas nesta coletânea se articulam em torno de diferentes temas que abordam questões de linguagem, de en¬sino-aprendizagem de línguas e de uso de novas tecnologias, com destaque para a internet. Nesse contexto de transição, oferece a professores, alunos e pesquisadores um espaço de reflexão e inter¬câmbio de experiências acerca do que vem acontecendo nessa “Ida¬de Mídia”, como definem as organizadoras da obra. Sobre as organizadoras – Ucy Soto é graduada em Letras por diversas universidades no Brasil e no exterior, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas e doutora em Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp. Atuou como docente nos cursos de graduação e pós- graduação da UFAL, da UFF e, atualmente, é professora na graduação em Letras e pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, na Unesp, câmpus de Araraquara. Mônica Ferreira Mayrink possui graduação em Língua e Literatura Espanhola pela USP, graduação em Língua e Literatura Inglesa, mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lecionou na PUC-SP e na Unesp, câmpus de Araraquara. Atualmente, é professora do Departamento de Letras Modernas da USP. Isadora Valencise Gregolin possui graduação em Letras (Português-Espanhol) pela UFSCar, mestrado em Estudos Lingüísticos pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara. É docente junto ao Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar.
Podemos guardar cookies?
Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies, onde você poderá alterar suas preferências a qualquer momento. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.
Manage consent
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Estes cookies são necessários para que o site funcione e só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Você pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos, cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies permitem contar visitas e fontes de tráfego, de modo que possamos medir e melhorar o desempenho de nosso site. Eles ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, são anônimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site e como melhorar sua experiência.
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao site para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros sites e criar um perfil sobre os seus interesses. Assim, é possível oferecer conteúdo e mensagens de seu interesse em outros sites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Estes cookies podem ser estabelecidos em nosso site pelos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros sites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, não terá acesso à publicidade de seu interesse.