Morte, suicídio, pedofilia, gravidez precoce, estupro violência, homossexualismo, racismo, iniciação sexual, holocausto, bulling são temas que, para muitos leitores, pouca ligação teriam com o universo da literatura infantil e juveinl, geralmente associada aos contos de fadas, às aventuras ou à fantasia. No entanto, são temas muito presentes na produção literária contemporânea voltada a crianças e jovens e que especialistas da área enfrentam de modo arrojado neste livro, em análises agudas de obras de escritotores como Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Michael Ende, entre outros.
Detalhes de: Heróis contra a parede

Heróis contra a parede

Heróis contra a parede
Estudos de literatura infantil e juvenil
Alice Áurea Penteado Martha (Org.)
Alice Áurea Penteado Martha é professora de Literatura Brasileira e de Sociologia da Leitura na Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) e Coordenadora do GT de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL.
João Luís Ceccantini (Org.)
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), câmpus de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Atualmente é professor assistente doutor da Unesp, instituição em que trabalha desde 1988. Atua junto à Disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino, Monteiro Lobato e literatura brasileira contemporânea de um modo geral. É coordenador do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola", que congrega professores de diversas universidades do país.
Vera Teixeira de Aguiar (Org.)
Vera Teixeira de Aguiar é doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, professora titular aposentada da PUCRS, onde lecionou, nos níveis de graduação, especialização, mestrado e doutorado, as disciplinas de Leitura de Autores Brasileiros, Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Construções Simbólicas, Literatura Juvenil, Arte e Sistema Cultural e Literatura e Ensino. Desenvolve pesquisas nessas áreas, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens. Pesquisadora do CNPq, desenvolve o projeto Literatura juvenil brasileira: a constituição do objeto, suas modalidades narrativas e proposta metodológica de leitura através da construção de base de dados digital.