Este livro trata da encontrabilidade da informação, ou findability, visando sua conceituação na Ciência da Informação, com base em um enquadramento epistemológico e teórico, principalmente no que se refere ao paradigma pós-custodial – disponibilidade da informação por meio da Web –, às tecnologias de informação e de comunicação e à mediação infocomunicacional.

O surgimento da World Wide Web (WWW) na década de 1990 e a evolução das tecnologias envolvidas impulsionaram a reflexão sobre os processos informacionais presentes em ambientes digitais.

Nesses processos, desenvolvidos em variadas ambiências informacionais, principalmente no que se refere à evolução da Web, as formas de produção, representação e organização da informação se aliam às possibilidades de recuperação, acesso, uso e apropriação, firmando uma dinâmica entre dois elementos que constituem a interação, o compartilhamento e a colaboração: os ambientes e sistemas de informação e os sujeitos informacionais.

Nessa perspectiva, emerge o findability da informação, elemento fundamental que mede a efetividade do funcionamento dos ambientes e sistemas de informação, além das experiências dos sujeitos. A encontrabilidade traz contribuições importantes para a Ciência da Informação, em princípio na aplicação em ambientes informacionais da Web, já que pode ser estendida a quaisquer ambientes de informação.