O livro está situado no contexto da pandemia de Covid-19 e seus capítulos foram escritos na condição de isolamento social e o fechamento das escolas. Essa condição motivou uma série de ações e aprendizados no sentido da reinvenção das práticas pedagógicas. Pensando desse modo, essa obra realiza uma reflexão aprofundada sobre as práticas pedagógicas cuja tendência crescente para uma revisita de formas mais ativas de ensino e aprendizagem parece ter tomado conteúdo e forma delineados em decorrência da urgência e emergência dos dias. Ora, como a educação demanda um tempo para além das urgências, muitas mudanças seguem sendo objeto de reflexão. Assim, desde a sala de aula invertida até a condição de uma gestão educacional atenta às expectativas, os pares e leitores poderão conhecer relevantes vivências analisadas desde a mirada para a Educação Infantil e as crianças desse tempo, o ensino fundamental em seus processos de letramento, o ensino médio com suas especificidades e movimentos para um protagonismo juvenil ou, ainda, as modalidades. Dentre as modalidades, a educação especial figura de modo relevante e implica outras mudanças em termos de métodos e práticas educacionais que estão descritos e, certamente, conduzirão a outras reflexões. Assim, a leitura se mostra necessária por apresentar plausibilidade e viabilidade para todos aqueles que pavimentam, cotidianamente, o caminho para uma educação pública com a qualidade que esse tempo requer e demandará de todos.
Detalhes de: Cadernos de Docência na Educação Básica VIII – Tendências e inovações educacionais

Cadernos de Docência na Educação Básica VIII – Tendências e inovações educacionais

Livros Relacionados
Cadernos de Docência na Educação Básica VIII – Tendências e inovações educacionais
Macioniro Celeste Filho (Org.)
Macioniro Celeste Filho possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1989); Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006). Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas de História da Educação e Ensino de História. Atualmente é docente da Unesp, câmpus de Bauru. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica, da Unesp de Bauru, e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, da Unesp de Marília.
Márcia Lopes Rei (Org.)
Márcia Lopes Rei é doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (1999), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, (1994), Especialista em Supervisão e Currículo pela UFMT (1991), graduada em Pedagogia pela AEUDF (1987). Realizou parte dos estudos de doutoramento na Universitat de València (1997) como bolsista do CNPq. Atualmente, é professora assistente doutor da Unesp, na Faculdade de Ciências, campus de Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Unesp/Araraquara e atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp. Realizou estágios em nível de pós-doutorado: no Programa Formación Capital Humano Avanzado (CONICYT) na Universidad de Talca (Chile, 2010) e na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha).
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi (Org.)
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi é licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP; Mestre e Doutora pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, campus de Marília. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Educação, Unesp, campus de Bauru. Coordenadora do Grupo de Estudos da Infância e Educação Infantil: Políticas e Programas, CNPq. Trabalha com as Linguagens da Arte e da Ludicidade na infância na formação de professores. É vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Brinquedotecas e do Institut Toys Researche Association. Atualmente é Secretária de Educação de Bauru.
Zélia Lopes da Silva (Org.)
Professor Associado do Departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE). Membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Pesquisador do CNPq.