Segundo volume de coletânea sobre Educação em Ciência amplia recursos de pedagogos

Da mesma forma que o primeiro volume deste lançamento do selo Cultura Acadêmica, Ensino de Ciências e Matemática II: temas sobre formação de conceitos consiste em uma seleção de artigos e ensaios realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp. Se no primeiro o enfoque era a formação de professores, neste as pesquisa reunidas discutem formação de conceitos nas áreas de Ciências e Matemática. Segundo Ana Maria de Andrade Caldeira, organizadora da obra, o ensino de ciências exatas e biológicas no Brasil carece de elementos pedagógicos, o que compromete o ensino de base. “As crianças têm muita dificuldade em atingir um nível de aprendizado satisfatório e compatível com um país em desenvolvimento como o nosso”, afirma. Para a bióloga e educadora, a falta de uma instrução mais lógica e menos simbólica intimida os alunos e, consequentemente, seria um dos fatores responsáveis pela redução do número de interessados em seguir carreiras ligadas a Ciências e à Matemática, como Engenharia e Biologia, por exemplo. Com o propósito de corrigir essas deficiências e aprimorar a formação de docentes destas esferas de conhecimento, a coletânea apresenta artigos desenvolvidos por 28 pesquisadores do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp. Todos os ensaios têm linguagem simples e objetiva, tendo em vista dirigirem-se a educadores. Assim como seu predecessor, Ensinos de Ciências e Matemática II utiliza uma gama de recursos gráficos e exemplos para tornar o conteúdo teórico ainda mais acessível. Sobre a autora – Ana Maria de Andrade Caldeira é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1988), mestre em Agronomia – Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1985) e doutora em Educação pela Unesp (1997). Atualmente é professora da Unesp e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, interdisciplinaridade, semiótica peirceana e filosofia da biologia.

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8 de novembro de 2017

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