Cultura Acadêmica

Existem 1039 usuários on-line.



Cadastre-se para receber novidades e fazer download dos e-books:

   
releases
10 de março de 2010
RELEASE

Segundo volume de coletânea sobre Educação em Ciência amplia recursos de pedagogos
Ana Maria de Andrade Caldeira (Org.)

Da mesma forma que o primeiro volume deste lançamento do selo Cultura
Acadêmica, Ensino de Ciências e Matemática II: temas sobre formação de
conceitos consiste em uma seleção de artigos e ensaios realizados pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de
Ciências da Unesp. Se no primeiro o enfoque era a formação de professores,
neste as pesquisa reunidas discutem formação de conceitos nas áreas de
Ciências e Matemática.

Segundo Ana Maria de Andrade Caldeira, organizadora da obra, o ensino de
ciências exatas e biológicas no Brasil carece de elementos pedagógicos, o
que compromete o ensino de base. "As crianças têm muita dificuldade em
atingir um nível de aprendizado satisfatório e compatível com um país em
desenvolvimento como o nosso", afirma. Para a bióloga e educadora, a falta
de uma instrução mais lógica e menos simbólica intimida os alunos e,
consequentemente, seria um dos fatores responsáveis pela redução do número
de interessados em seguir carreiras ligadas a Ciências e à Matemática,
como Engenharia e Biologia, por exemplo.

Com o propósito de corrigir essas deficiências e aprimorar a formação de
docentes destas esferas de conhecimento, a coletânea apresenta artigos
desenvolvidos por 28 pesquisadores do programa de pós-graduação em
Educação para a Ciência da Unesp. Todos os ensaios têm linguagem simples e
objetiva, tendo em vista dirigirem-se a educadores. Assim como seu
predecessor, Ensinos de Ciências e Matemática II utiliza uma gama de
recursos gráficos e exemplos para tornar o conteúdo teórico ainda mais
acessível.

Sobre a autora - Ana Maria de Andrade Caldeira é licenciada em Ciências
Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(1977), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1988), mestre em Agronomia -
Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1985) e
doutora em Educação pela Unesp (1997). Atualmente é professora da Unesp e
tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências,
atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências,
interdisciplinaridade, semiótica peirceana e filosofia da biologia.

« voltar