Compêndio reúne pesquisas acadêmicas voltadas à formação de educadores de ciências exatas e biológicas

Desde 1997, o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp vem realizando pesquisas na área de educação científica. Ao longo desses anos, cerca de 200 dissertações de mestrado e 40 teses de doutorado foram produzidas pelo departamento. Estes estudos tencionam, sobretudo, desenvolver metodologias de ensino para ampliar a didática de professores de disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Ferramenta útil para educadores destas esferas de conhecimento, a obra Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre formação de professores, lançamento do selo Cultura Acadêmica, apresenta uma compilação de ensaios e artigos focados no aprimoramento da formação de professores das áreas de Ciências e Matemática. De acordo com o professor Roberto Nardi, organizador da publicação, uma das maiores deficiências do ensino de ciências exatas e biológicas aplicado no Brasil é o fato de haver uma distância entre o conhecimento teórico desenvolvido nas universidades e o conhecimento transmitido ao docente durante a sua formação. Segundo Nardi, a ideia do compêndio é justamente incluir algumas das pesquisas em educação elaboradas pelo programa da Unesp nos novos currículos de graduação, de modo que os futuros bacharéis se tornem aptos a lecionar conteúdos complexos de maneira pedagógica. Os artigos presentes em Ensino de Ciências e Matemática I foram elaborados por 27 pesquisadores. A despeito de serem fruto de pesquisas acadêmicas e apresentarem densos referenciais teóricos, todos os ensaios dispõem de gráficos e de uma grande quantidade de exemplos para facilitar a compreensão do conteúdo. Além disso, a variedade de temas discutidos na obra é expressiva: se fazem presentes desde dissertações que instigam reflexão e análise histórica a textos com estratégias pedagógicas. Sobre o autor – Roberto Nardi é licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestre em ‘Science Education’ pela ‘School of Education’ da Temple University, Filadéfila, Estados Unidos (1978), e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1989), com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2004 – 2005). Atualmente é um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru. Tem experiência nas áreas de Ciências e Física e se interessa, principalmente, por questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores.

Estudo sobre Cecília Meireles resgata expressão lírica feminina na América Latina

8 de novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *