A gramática e seu interfaceamento com os campos de atuação na comunidade

Esta obra reúne as apresentações dos participantes do Simpósio “A gramática e seu interfaceamento com os campos de atuação na comunidade”, desenvolvido como parte do V SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa), realizado na Università del Salento, em Lecce, Itália, em outubro de 2015, sob a coordenação de Maria Helena de Moura Neves e Diana Luz Pessoa de Barros. Os trabalhos convergem para uma avaliação do papel e do sentido da gramática no conjunto das reflexões sobre a linguagem acionada nas línguas naturais, especificamente em língua portuguesa. Considera-se um interfaceamento da gramática da língua com os diversos campos de vivência linguística na comunidade: a política da língua, o funcionamento social da linguagem, a atividade criativa em linguagem, a descrição da língua, o ensino escolar. São quinze estudos, de autoria de dezessete estudiosos ligados a universidades do Brasil, de Portugal e da França.

Fazendo gênero em jornalismo

Os projetos editoriais da Folha de S. Paulo em Perspectiva dialógica

Entoação e sentidos

Análise fonético-fonológica dos padrões entoacionais do português brasileiro e do inglês norte-americano no filme Shrek (2001)

O pretérito em espanhol

Neste livro são analisados os valores que a forma verbal pretérito perfecto compuesto, o equivalente ao "pretérito perfeito composto" da

O ponto de vista em semiótica

Fundamentos teóricos e ensaio de aplicação em A hora da estrela

A fonologia da língua deni (arawá)

O livro é um estudo fonológico da língua indígena Deni, pertencente à família Arawá e falada no estado do Amazonas