Universidade e sociedade

Projetos de extensão da FCLAr‑‑Unesp e suas ações transformadoras

O objetivo fundamental deste livro é apresentar algumas ações extensionistas que têm sido realizadas pelos docentes em conjunto com graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara.

Os projetos apresentados neste livro realçam explicitamente a importância da extensão universitária como elo responsável pela ligação da pesquisa científica de qualidade e inovadora, desenvolvida no âmbito da universidade, e a série de problemas (ambiental, econômico, educacional, de relacionamento humano, de sustentabilidade, etc.) que se apresentam na sociedade brasileira. Uma relação que se retroalimenta através de interações dialógicas, seguindo o princípio de que a construção do conhecimento deve ser feita a partir dos diversos saberes. Ao assumir esse princípio, a Universidade pública, através de suas ações extensionistas, torna-se mais sensível e porosa para as discussões dos problemas, das carências e dos desafios presentes e permanentes na sociedade brasileira.

Nesse sentido, é relevante notar que o conjunto dos capítulos rechaça o entendimento da extensão universitária como uma ação assistencialista ou como prestadora de serviços. O pressuposto norteador é de uma extensão universitária que é portadora de uma ação transformadora em direção à justiça social e ao aprofundamento da democracia, dada sua capacidade de intervenção na dinâmica do território em que atua.

Formatos

, ,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Cláudio Cesar de Paiva (Organizador)

Coleções

PROEX