Riscos ambientais e vulnerabilidades nas cidades brasileiras

Conceitos, metodologias e aplicações

ISBN: 9788579832895 Categorias , Tags: ,

O geógrafo Lutiane Queiroz de Almeida analisa neste livro os riscos e vulnerabilidades socioambientais para tentar compreender as inter-relações entre vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos naturais, como as inundações urbanas. Como estudo de caso, analisa a bacia do rio Maranguapinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, que além de ocupar territórios da capital cearense, se estende pelos municípios de Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

Recorrendo ao cruzamento de uma multiplicidade de dados, parte levantada por ele próprio, referentes a pluviometria, topografia, evolução de ocupação urbana, demografia, renda e educação, entre outros, Almeida criou e aplicou ao espaço analisado um Índice de Vulnerabilidade Socioambiental.

Sustentado por inúmeros mapas e tabelas, o trabalho, que serve de modelo para o estudo de outras áreas urbanas do país, demonstra que os espaços com maior exposição aos riscos de inundação são aqueles que detêm os mais altos indicadores de vulnerabilidade social.

Formatos

,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Lutiane Queiroz de Almeida (Autor)

Coleções

PROPG