Profissionais de saúde como professores

Tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde

Os autores têm aqui o objetivo de analisar as tensões e entraves na consolidação e operacionalização das atividades de ensino e aprendizagem vivenciadas na interação entre estudantes de graduação da área de saúde e os trabalhadores dos serviços de atenção primária da saúde. Participantes e formuladores de programas de integração entre a universidade e os serviços de saúde, eles fazem a análise levando em conta que desde 2001 o governo federal vem formulando programas que visam ampliar e qualificar a atenção primária à saúde e contribuir para a fixação de profissionais da área em locais remotos e de maior vulnerabilidade social.

Em 2014, a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina estabeleceu que o mínimo de 30% da carga horária prevista para o internato médico da graduação será desenvolvido na Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do SUS. Com isso, as instituições de ensino superior passaram a reorganizar seus currículos, buscando expandir o ensino naqueles campos e vista favorecer o contato dos alunos com a comunidade em que atuará.

Segundo os autores, no entanto, a relação entre a universidade e os serviços de saúde na realização de atividades de cunho pedagógico de forma sistematizada tem provocado tensões. Os motivos são vários, incluindo fatores como a escassez de recursos na comunidade, infraestrutura inadequada das unidades básicas, alta rotatividade de profissionais e a falta de compreensão de gestores sobre a necessidade de educação permanente dos profissionais como forma essencial para qualificação do serviço.

O estudo se baseou em pesquisa qualitativa, realizada por meio de  entrevistas com profissionais de diferentes categorias profissionais e de diferentes serviços da área de atenção primária à saúde do município de Botucatu (SP) que atuam diretamente com os alunos.

Formatos

, ,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Tiago Rocha Pinto (Autor),

Eliana Goldfarb Cyrino (Autor)

Coleções

PROPG