Este livro, de José Carlos Abbud Grácio, propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior. A obra analisa conceitos e modelos de gestão de informação, discute questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequado e os custos de todo o processo. Analisa ainda os aspectos que norteiam a preservação digital e o modo como as instituições vêm tratando dos problemas decorrentes de sua implantação.

O tema é importante para as universidades: geradoras de grandes volumes de conteúdos científico, tecnológico, cultural, artístico, essas instituições têm normalmente como meta compartilhar esse conhecimento com a sociedade. As universidades também produzem inúmeros documentos administrativos que servem de referência para os gestores e colaboradores das instituições de modo geral e, como os conteúdos, precisam ser preservados, pois irão formar sua memória.

Se a digitalização de todo esse material é, porém, algo inevitável, há um desafio a ser enfrentado: lidar com uma tecnologia que oferece um leque crescente de alternativas e cujos componentes estão sujeitos a mudanças constantes. Os programas, as máquinas que os suportam e até os arquivos sofrem alterações significativas ao longo do tempo. Simultaneamente, é preciso definir como escolher o que deve ser preservado e como desenvolver e gerenciar esse processo, complexo e repleto de detalhes.

Formatos

,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

José Carlos Abbud Grácio (Autor)

Coleções

PROPG