Práticas pedagógicas na história de escolarização

Ouvindo alunos e repensando práticas

De forte caráter autobiográfico – já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora – este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente.
A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica.
Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor.
Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensino.

Formatos

, ,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Isabela Vicenzo Sgobbi (Autor)

Coleções

PROPG