A participação das centrais sindicais no Mercosul (1991-2010)

R$ 20,00

ISBN: 9788579832192 Categorias , Tag:

A participação das centrais sindicais no MERCOSUL
(1991-2001)

Nesta obra, a pesquisadora Karina Lilia Pasquariello Mariano expõe as motivações e as propostas das centrais sindicais do Cone Sul (especialmente da CUT brasileira e da CGT argentina) durante a primeira década de integração econômica dos países da região.
Para Mariano, apesar de não ter sido previsto espaço para as centrais nas decisões econômicas e institucionais do bloco, essas organizações jamais deixaram de tentar se colocar como atores do processo.
Se conquistaram pouco resultado com suas investidas para alterar a lógica essencialmente econômica do Mercosul, sem conseguir ênfase do bloco nas questões sociais, como gostariam, as centrais, contudo, alcançaram visibilidade para as questões trabalhistas e para o fundamento de suas propostas – de modo geral reativas e reivindicatórias diante das iniciativas dos governos e entidades empresariais dos países-membros. Ainda tiveram o mérito de criar a consciência de que era preciso fundar um sindicalismo que ultrapassasse os limites nacionais.

Formatos

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Karina Lilia Pasquariello Mariano (Autor)

Coleções

PROPG