Neste livro, André Luiz Rodriguez Modesto Pereira analisa a obra de John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), com foco em um dos livros mais famosos e lidos dos últimos tempos, O Senhor dos Anéis. Nascido na África do sul, Tolkien passou quase toda sua vida na Inglaterra, escreveu diversos romances famosos, como O Hobbit, e se dedicou também a ensaios de Filologia, disciplina que lecionou na Universidade de Oxford.

Entre as principais propostas deste trabalho estão avaliar como se situa a produção de Tolkien em relação à tradição literária e à literatura de sua época e verificar a existência de um projeto estético consistente em sua obra – ou seja, estudar a estética tolkieniana.

Para isso, o autor examina alguns dos ensaios filológicos de Tolkien a partir dos quais demonstra as principais questões formais e temáticas do escritor. Ele analisa O Senhor dos Anéis tendo em vista os gêneros literários e discute se é possível considerar que a “epopeia tolkieniana” inaugurou um novo gênero.

Não se trata, no entanto, de ir em busca das influências ou origens de gênero que deram suporte à obra de Tolkien, e sim de determinar, por meio das teorias literárias, a combinação de estilos, temas e gêneros que formam a “fantasia tolkeniana”.

Formatos

,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

André Luiz Rodriguez Modesto Pereira (Autor)

Coleções

PROPG