Nas ondas do oceano

O patrimônio histórico documental das câmaras do Brasil-Colônia no acervo do Conselho Ultramarino

ISBN: 9788579835636 Categorias , Tags: ,

Esta obra é um catálogo temático que reúne todos os manuscritos produzidos e enviados pelas câmaras do Brasil-Colônia para o Conselho Ultramarino, órgão criado e instalado em 1642 em Lisboa, e responsável por tratar de questões diversas da administração dos domínios portugueses na Índia, Brasil, Guiné, ilhas de São Tomé, Cabo Verde, Açores e Madeira.
A produção relacionada ao Brasil, aqui apresentada, vai daquele período até o início do século 19, pouco antes da Independência, somando 3.096 documentos, escritos por funcionários de instituições municipais espalhadas por 209 vilas em cidades situadas em todo o território nacional.
O catálogo representa quase dois séculos da história da administração pública municipal, reavivando a voz de lideranças de diferentes grupos sociais e suas reivindicações, opiniões e interesses.
Órgãos da administração pública local, as câmaras estão entre as instituições de maior longevidade na história do Brasil. Embora possuidoras de reduzidos recursos financeiros, oriundos das arrecadações locais, muitas vezes situadas em regiões distantes dos órgãos centrais e tendo de lidar com os mais diferentes problemas urbanos e sociais, as câmaras foram – e são –, de fato, o canal mais direto de formalização das reivindicações e opiniões dos segmentos sociais de uma dada localidade.
Esta iniciativa recebeu o nome de Projeto Resgate “Barão do Rio Branco” e, em paralelo a sua realização, foi inventariada em catálogo eletrônico a documentação produzida pelas capitanias do Brasil. 

Formatos

,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Denise A. Soares de Moura (Organizador)

Coleções

PROEX