Ver mais detalhes

Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho

Balanços teóricos e metodologias de registro de bens ferroviários numa perspectiva multidisciplinar

Categoria

Esta publicação se estrutura em duas partes, a primeira se refere aos aspectos epistemológicos das disciplinas envolvidas no projeto de pesquisa “Memória Ferroviária” e suas implicações metodológicas com o título “A multiplicidade histórica do ferroviário: processos, discursos e signos”.

A segunda é constituída pelas estratégias de conservação e ativação com o título “A ativação do património ferroviário: preservar, intervir e difundir”. Esta proposta editorial completa um ciclo de pesquisa de particular intensidade e importância para o conhecimento e a gestão do patrimônio ferroviário do Estado de São Paulo.

Deste modo, será mais fácil compreender não apenas os objetivos e metodologia do “Memória Ferroviária”, mas também o interesse que o patrimônio industrial tem para história econômica do Brasil, no caso ferroviário, como testemunho de extraordinário transformação territorial, econômica e tecnológica que, em sua dimensão perceptiva pode ser definida como as paisagens da produção do Brasil.

Julián Sobrino Simal

Avaliações

Não há avaliações para este livro ainda.

Be the first to review “Memória Ferroviária e Cultura do Trabalho”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *