O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente

A proposta de Denis Richter neste livro – fruto de pesquisa de campo realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) – é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas.
Partindo da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e científicos.
A produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço urbano.
O objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da Geografia proporcione um “novo olhar” sobre seu contexto sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade – a totalidade.

Formatos

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Denis Richter (Autor)

Coleções

PROPG