Apostar na formação do leitor. Esse é o objetivo que funciona como pano de fundo desta obra, a qual reúne trabalhos de distintos sotaques e fontes, a fim de fornecer subsídios para ações destinadas à ampliação dos horizontes de leitura de crianças e jovens.

Assim, os textos aqui reunidos exploram os modos de estimular atividades que tornem leitores nossos alunos e prefossores. Não apenas sublinham a importância da escola e da biblioteca, nessa intenção educativa, mas também o papel essencial da família e das redes de sociabilidades, considerando sites e blogs e seu impacto na leitura hoje.

Por outro lado, o livro contempla a relação entre o cinema, a história, a pintura, a música, e a literatura, incluindo a lógica do universo digital, presente na atualidade, em todos os cantos do país. Desse modo, a relevância da leitura está envolvida por uma teia de atividades e meios, extraindo das artes o elemento motivador para compreender o mundo e suas características contemporâneas.

Não poderia faltar, ainda, a análise específica de alguns livros de literatura infantil e juvenil, de diferentes pontos de vista e com o concurso de distintos conceitos e parâmetros. Tudo isso ajuda no trabalho do professor e contribui para mostrar aos alunos como a leitura e a literatura podem abrir caminhos e, mais que tudo, representar momentos de prazer pela fruição estética de livros de qualidade.