Ver mais detalhes

A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva

R$ 34,00

ISBN: 9788579831980 Categorias , Tag:

A ideologia da nova educação profissional

Nesta obra, Roberto Leme Batista analisa a ideologia da nova educação profissional no momento histórico criado e vivido pelo capitalismo globalizado. O ponto de partida da análise é a crise estrutural do capital a partir da década de 1970, que motivou a ofensiva do capital contra o trabalho como uma forma de superá-la.
Batista trata a reestruturação produtiva como um dos componentes essenciais da ofensiva capitalista, explicando como se processou a transformação do conceito de qualificação para o de competências, e como a reforma da educação na década de 1990, no Brasil, assimilou essa ofensiva no âmbito da educação profissional.
Para o autor, busca-se com um novo tipo de educação profissional um sujeito social palatável e útil ao capital, um trabalhador flexível e adaptável às transformações organizacionais e técnicas do capitalismo global, cujo momento predominante veio a ser o toyotismo, a experiência mais bem sucedida de flexibilização da produção e do trabalho da moderna sociedade industrial.

Formatos

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Roberto Leme Batista (Autor)

Coleções

PROPG