Ver mais detalhes

Estudos Clássicos e seus desdobramentos: Artigos em homenagem à professora Maria Celeste Consolin Dezotti

ISBN: 978-85-7983-728-9 Categoria

Nada melhor que uma equipe excelente para homenagear a excelente pesquisadora que é Maria Celeste Consolin Dezotti. Excelência é um conceito caro aos gregos; assim, como se fala de pesquisa em literatura grega, estamos todos em um só terreno, delimitado por este marco, a obra que aqui se vê. Reunimo-nos, autores e leitores, para comemorar a vida profissional da professora doutora que tem nome e técnica de musa grega, esta cuja competência resultou em produtos objetivos e proveitosos para muitos, os quais aqui buscam devolver-lhe o aprendizado e a convivência em forma de reflexão. Ora, se às musas o acesso é restrito, das suas obras não se pode dizer o mesmo: felizmente se pode delas se achegar. Falemos, portanto, das obras e feitos, das pessoas e textos que a musa Celeste inspirou.

Representando um universo seguramente muito maior, dezoito são as gentes que honraram Celeste, nove vezes dois são os textos que se ocupam do trabalho inspirado e orquestrado por ela, em seus anos de magistério, fazendo ciranda para joeirar os melhores grãos da melhor pesquisa sobre fábulas, romance, teatro e tradução, colheita esta germinada em Araraquara e lançada para o mundo, o vasto mundo, e para o futuro.

Os que percorrerem o livro, por conseguinte, haverão de notar que os estudos clássicos, por esforços de estudiosos dedicados como ela, estão fortes e saudáveis e, no giro da roda literária dos poetas, das musas e sátiros, participam também pesquisadores veteranos, jovens tarimbados e aqueles apaixonados não apenas pelo jogo construído nas fábulas e nos romances – e pela fábula dentro do romance –, mas pelos lances da literatura grega e latina no pensamento articulado com a retórica, com a linguística, a tecnologia, a moralia de todos os tempos, e a alegoria: no passado e no presente, em Grécia, Roma, Portugal, Brasil, sem suprimir uma visitinha a Hong Kong. Verdadeira festa acadêmica e humana, que se faz com um banquete de iguarias para festejar a sabedoria Celeste. Então, senhores, pela Musa, comecemos logo essa nova leitura!