Este livro trata das mudanças pelas quais passou a Diplomática, desde sua origem, no século 17, abordando o início de sua influência sobre a Arquivística nos anos 1960 e o desenvolvimento, no fim do século 20, de conceitos e métodos para a sua aplicação na organização de documentos de arquivo.

Natália Bolfarini Tognoli propõe aqui um resgate teórico dos quase quatro séculos da Diplomática.  Ela sistematiza as principais ideias que contribuíram para a evolução da disciplina e mostra como elas sustentam as questões relativas à organização arquivística, enfatizando, em especial, os autores fundamentais na sua construção e desenvolvimento.

De acordo com sua definição histórica, a Diplomática busca verificar, por meio da análise e identificação de elementos formais, a autenticidade de documentos. No entanto, a partir da evolução das teorias que a amparam, seu campo de atuação foi ampliado para o que se conhece hoje como Diplomática Arquivística.

Desenvolvida no fim do século 20, essa nova concepção da disciplina, que une o método diplomático moderno aos conceitos arquivísticos, passou a ser aplicada não apenas para comprovar a autenticidade dos documentos, mas também como ferramenta metodológica para a organização do conhecimento neles contidos.

Formatos

, ,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Natália Bolfarini Tognoli (Autor)

Coleções

PROPG