Confinamento e vastidão

A representação feminina e a subversão em The Magic Toyshop

Veja sua estante
ISBN: 9788579833038 Categorias , Tags: ,

A pesquisadora Talita Annunciato Rodrigues efetua neste livro uma delicada análise do romance The magic toyship, escrito pela inglesa Angela Carter em 1967. Ela mostra como a construção das personagens, da ambientação e até da forma narrativa exteriorizam uma postura crítica da autora ao modelo de sociedade patriarcal.

De acordo com Rodrigues, embora Carter seja associada principalmente à literatura fantástica e ao pós-modernismo, nessa obra ela se enreda profundamente no tecido social. Como se, por meio de um estilo de escrita extremamente pessoal e até certo ponto subversivo, procurasse seu próprio espaço na literatura e ao mesmo tempo a liberdade de criticar os estereótipos e os papéis sociais impostos às mulheres.

Mas a pesquisadora adverte que é impossível compreender o livro – em que ela detecta aproximações com a peça Casa de Bonecas (1879), do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen – se não se levar em conta a profunda relação da autora com a literatura fantástica e, até mesmo, com os contos de fadas. A relação com este último gênero está presente não apenas nos romances, mas também nos trabalhos de Carter como editora e tradutora. Ela traduziu, por exemplo, vários contos do autor francês Charles Perrault, considerado um dos mestres da modalidade.

Formatos

,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Talita Annunciato Rodrigues (Autor)

Coleções

PROPG