Ver mais detalhes

A coevolução dos elementos do sistema setorial de inovação do setor automotivo

Esta obra parte do pressuposto de que os processos de mudança tecnológica dependem não só das iniciativas de inovação promovidas pelas empresas, mas de diversos outros fatores que as sustentam. E por terem um caráter sistêmico, esses fatores coevoluem com o ambiente em que estão inseridos.

A partir dessa visão, o economista Lourenço Galvão Diniz Faria analisa as dimensões do Sistema Setorial de Inovação (SSI) do setor automotivo – a demanda, o regime tecnológico e a base de conhecimento, os atores e as instituições envolvidas. Por meio de uma análise multidimensional, o autor busca compreender de que forma essas dimensões se relacionam entre si e definem os movimentos de todo o sistema.

São apresentadas questões teóricas em torno dos processos de inovação e sua importância para a competitividade das empresas e o crescimento econômico. Também se discute o conceito de sistemas de inovação.

No capítulo final do livro, o autor aplica a metodologia do SSI ao setor automotivo nos últimos dez anos, possibilitando uma visão sobre as diversas mudanças pelas quais o sistema vem passando, como a incorporação da microeletrônica aos automóveis, o investimento em alternativas de propulsão e as alterações na relação entre montadoras e determinados tipos de fornecedores, o que tem levado a um regime de coparticipação no desenvolvimento dos veículos. O livro demonstra, enfim, o significativo crescimento da complexidade e do dinamismo do SSI na fabricação de automóveis.

Formatos

,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Lourenço Galvão Diniz Faria (Autor)

Coleções

PROPG