Ver mais detalhes

Cidades inteligentes e desenvolvimento de comunidades

O contributo da ciência da informação para a gestão cultural

Cidades inteligentes são regiões mundialmente reconhecidas por agregar inovação e conhecimento. Propiciam um ambiente ideal para o crescimento urbano e a geração da qualidade de vida das suas populações. Mas seria possível entendermos as cidades inteligentes sob o viés do desenvolvimento? E que contribuição a área da Ciência da Informação poderia trazer para o debate de cidades inteligentes? Qual a importância das práticas de uma gestão pública eficiente para alcançarmos ambientes de referência para o cotidiano das pessoas e de suas comunidades?
Essas e outras questões, são abordadas no livro Cidades inteligentes e desenvolvimento de comunidades: o contributo da Ciência da Informação para a gestão cultural. O livro é resultado de dez anos de leituras, pesquisas e vivências em locais referenciais de excelência internacional na gestão de cidades inteligentes. Assim, a autora oferece e compartilha sua experiência de visualizar a integração de estruturas políticas públicas inovadoras ao contexto da Ciência da Informação, a fim de tornar possível, a promoção do desenvolvimento regional. Entre outros aspectos, a obra pretende provocar um questionamento social acerca das possibilidades de se introduzir na gestão da organização pública, o conceito de cidades inteligentes e o pensamento da possibilidade de ofertar a melhoria no cotidiano dos indivíduos.
Leitura essencial para o entendimento de como chegamos ao conceito das cidades inteligentes por meio do processo histórico das teorias da gestão e como colocar em prática fatores essenciais de políticas públicas que destacam o conhecimento e a cultura na plenitude do desenvolvimento humano e regional.

Ano

Páginas

ISBN

Autor

Rosângela Formentini Caldas

Coleções

PROPG