O arquivo e a informação arquivística

Da literatura científica à prática pedagógica no Brasil

A área da arquivologia tem experimentado, ultimamente, um momento de ascensão, impulsionada pelo aumento da produção documental e desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Nesse ambiente, em especial, ações didático-pedagógicas dos cursos voltados a área do conhecimento devem ser norteadas por ampla reflexão e envolvimento científico.
Levando em conta essa ideia, Wilmara Rodrigues Calderon, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, estuda as bases que sustentam o ensino e a pesquisa da arquivologia no país, por meio da investigação das escolhas que têm sido feitas para sustentar teoricamente as disciplinas de caráter fundamental da área.
A autora escolheu para análise dois conceitos básicos da arquivologia – arquivo e informação arquivística – com o objetivo de identificar a compreensão que os professores fazem desses conceitos e conhecer o referencial teórico utilizados pelas escolas brasileiras de arquivologia.
Além de procurar conhecer a concepção dos professores de cursos de arquivologia sobre "arquivo" e "informação arquivística", a autora analisou programas de disciplinas ministradas nas séries iniciais e a bibliografia utilizada pelos docentes para a discussão desses conceitos com os alunos.

Formatos

, ,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Wilmara Rodrigues Calderon (Autor)

Coleções

PROPG