A cooperação multilateral entre os países amazônicos

a atuação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

Veja sua estante
REF: 9788579834820 Categorias: , Tags: , ,

 

O livro trata de um tema pouco discutido pelos especialistas brasileiros em relações internacionais, o processo de cooperação (e os eventuais conflitos) entre os países da região amazônica – Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname – nos aspectos político, institucional e ambiental.
De acordo com o autor, o esforço de cooperação, que começou ainda em 1978 – quando havia na América Latina uma presença marcante de governos militares – vem evoluindo aos poucos, tanto do ponto de vista prático quanto do conceitual, mas com alguns retrocessos e certa indecisão programática.
Para ele, desde a assinatura em 1978 do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), esta trajetória compreenderia cinco fases distintas: o período até 1989 teria sido marcado pela ênfase defensivo-protecionista; de 1989 a 1994 houve nítidas tentativas de fortalecimento político; e de 1995 a 2002 teria sido verificado grande amadurecimento institucional.
Um visível deslanche aconteceria a partir de 2002, com a criação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e pela intensificação dos contatos entre os países amazônicos. A partir de 2009, começa a fase seguinte, com o “relançamento da OTCA”, desta vez pautada nas diretrizes da Agenda Estratégica de Cooperação Amazônica, com a qual tenta-se engajar os países da região na maior quantidade possível de objetivos comuns.

Formatos

, ,

Ano

Dimensões

Páginas

Edição

ISBN

Autor

Rodolfo Ilário da Silva (Autor)

Coleções

PROPG