Cultura Acadêmica

Existem 274 usuários on-line.

Arquitetura


versão digital (ebook)
Reabilitação do patrimônio arquitetônico e edificado e sua dimensão cotidiana

Salcedo, Rosio Fernández Baca (Organizador); Benincasa, Vladimir (Organizador); Chamma, Paula Valéria Coiado (Organizador) e Faria, Obede Borges (Organizador)

Sinopse

Esta coletânea reúne 24 dos mais de 300 trabalhos apresentados no CICOP 2014“ XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado: a dimensão cotidiana e os desafios para sua preservação”, evento de importância internacional, realizado pela primeira vez no Brasil (na cidade de Bauru-SP), entre os dias 21 e 24 de outubro de 2014. O evento foi promovido pela sede brasileira do Centro Internacional de Conservação do Patrimônio (CICOP-Brasil) e pela Federação Internacional de Centros CICOP, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNESP, Campus de Bauru.

Os trabalhos estão organizados em seis eixos temáticos: Patrimônio do trabalho; Patrimônio do transporte, Patrimônio dos espaços institucionais; Patrimônio residencial; Patrimônio do lazer; e, Gestão e preservação do patrimônio cultural. Espera-se, com essa publicação, além de apresentar uma síntese do CICOP 2014, colocar em evidência o patrimônio edificado, gerando novas discussões e alimentando os debates e ações efetivas de sua salvaguarda.

ISBN: 9788579838071
Assunto: Arquitetura
Formato: 16 x 23
Páginas: 267
Edição:
Ano: 2016
Sobre os autores
Rosio Fernández Baca Salcedo

Professor Assistente Doutor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Bauru, Arquiteta, Mestrado em Geografia pela UNESP (em 1995), Doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo-USP (em 2003), Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona- Espanha (2008-2009). Docente nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP-Campus de Bauru. Atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP, Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura: Teoria e Projetos (GA), Presidente Executivo do CICOP-Brasil (Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio), membro do Grupo Internacional de Recerca en Arquitectura i Societat (GIRAS) da Univesitàt Politècnica de Catalunya (Espanha). Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada: Arquitetura e dialogias: Projeto, construção e uso social. Atua nos seguintes temas: Centros históricos, Arquitetura dialógica, Patrimônio arquitetônico e urbano, Metodologia do projeto de arquitetura, Habitação social. 



Obede Borges Faria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é: Corpo Editorial Revista Ciência em Extensão , revisor Revista Árvore , revisor Revista APUNTES, revisor Revista Ambiente Construído-ANTAC, revisor revista Construction and Building Materials-ELSEVIER; professor assistente doutor do Departamento de Eng. Civil e Ambiental - DEC, da Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC, da UNESP-Bauru; ex-presidente do Conselho Municipal de Habitação de Bauru-SP; Conselheiro Científico da Rede Ibero-Americana de Arquitetura e Construção com Terra - PROTERRA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: adobe, materiais de construção, construção civil, habitação de interesse social, arquitetura e construção com terra e macrófitas aquáticas.