Cultura Acadêmica

Existem 113 usuários on-line.

Ciência da Informação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Informação e ação
Estudos interdisciplinares

Gonzalez, Maria Eunice Quilici (Organizador); Moraes, João Antonio de (Organizador) e Kerr, Dorotéa Machado (Organizador)

Sinopse

Este livro discute a relação entre informação e ação em uma perspectiva interdisciplinar. A obra apresenta-se dividida em três partes.

Na primeira, é apresentado um histórico do que ficou conhecido como “A virada informacional na Filosofia”, em coautoria com o criador dessa expressão, Frederick Adams. Esse filósofo, em seu artigo seminal de 2003, argumenta que uma grande mudança teria ocorrido na Filosofia e nas Ciências Humanas a partir da introdução do conceito de informação no vocabulário dessas áreas de investigação. Na segunda parte, analisa-se, de um ponto de vista filosófico-interdisciplinar, o conceito de informação propriamente dito, segundo duas perspectivas centrais: (a) a que concebe a informação como uma commodity que pode ser acessada objetivamente, independente de qualquer consciência, e (b) a que concebe a informação por um viés sistêmico relacional, dependente de um agente possível. Finalmente, na terceira parte, é apresentada e discutida a relação entre informação e ação, em uma perspectiva interdisciplinar que reúne a Filosofia, a Sociologia, a Ciência da Informação, a Biologia, a Semiótica e a Ciência Cognitiva.

ISBN: 9788579837548
Assunto: Ciência da Informação
Páginas: 327
Edição:
Ano: 2016
Sobre os autores
Maria Eunice Quilici Gonzalez

Possui Graduação em Física pela UNESP (1977), Mestrado em Epistemologia Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP (1984) e Doutorado em Cognitive Science, Language And Linguistics Phd - University of Essex, Reino Unido (1989). Atualmente é Professora Adjunta (Livre-Docente) do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP.



João Antonio de Moraes

Possui Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) e Mestrado (2012) em Filosofia pela UNESP. Atualmente é Doutorando em Filosofia pela UNICAMP.  



Dorotéa Machado Kerr

Possui Licenciatura em História FFLCH-USP (1972); Licenciatura em Pedagogia pela FE-USP (1976); Licenciatura em Música/Órgão pela Escola Superior de Música Santa Marcelina (1976). Mestrado em Música pela Escola de Música da UFRJ (1985). Doutorado em Música/Órgão pela Indiana University (1989), Estados Unidos. Atualmente é Professora Adjunta (Livre-Docente) do Instituto de Artes, Departamento de Música, e do Programa de Pós-graduação em Música da UNESP.