Cultura Acadêmica

Existem 833 usuários on-line.

Ciências Sociais


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Participação política no Brasil
Ação coletiva e interfaces socioestatais

Romão, Wagner de Melo (Organizador); Martelli, Carla Gandini Giani (Organizador) e Pires, Valdemir (Organizador)

Sinopse

Essa coletânea reúne alguns trabalhos apresentados e discutidos no “Encontro internacional participação, democracia e políticas públicas: aproximando agendas e agentes”, realizado na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara em abril de 2013. O encontro foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Participação, Democracia e Políticas Públicas, formado por docentes e pesquisadores ligados ao Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e também ao Departamento de Administração Pública desta faculdade.

A proposta do encontro partiu do diagnóstico de ambos os departamentos da necessidade de se ampliar os debates que relacionem as temáticas da participação, das políticas públicas e da democracia no Brasil e na América Latina, no atual contexto de insuficiência das instituições políticas calcadas no âmbito da democracia liberal e de uma notória “crise da representação”.

O livro foi dividido em três partes, “Ação coletiva e institucionalização: interfaces socioestatais”, que trata dos processos de institucionalização dos movimentos sociais; “Instituições participativas da teoria à implementação: dilemas e desafios”, sobre estratégias de governança; e “Participação como política e a política da participação: difusão, impactos, poder”, sobre políticas públicas e o trabalho das ONGs nas ações governamentais.

ISBN: 9788579835667
Assunto: Ciências Sociais
Formato: 14 x 21
Páginas: 250
Edição:
Ano: 2014
Sobre os autores
Valdemir Pires

Valdemir Pires é economista, foi professor (1989-2005) e coordenador do Curso de Economia da UNIMEP-Piracicaba e coordenador do Curso de Administração Pública da UNESP-FCL-Araraquara (2010-2011), onde leciona Finanças Públicas e, Administração Financeira e Orçamentária Pública e lidera o Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público (http:// gpcgp.wordpress.com/) desde 2006. É autor de vários livros e artigos em revistas científicas e de monografias nacional e intenacionalmente premidadas sobre orçamento participativo e transparência orçamentária municipal. Foi Secretário de Finanças do Município de Piracicaba.