Cultura Acadêmica

Existem 100 usuários on-line.

Ciências Sociais


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Estado e capital em István Mészáros

Ribeiro, Danielle Cristine

Sinopse

O objetivo deste livro é tentar compreender o papel do Estado moderno no interior do sistema sociometabólico do capital, a partir das propostas de István Mészáros, contidas especialmente no livro Para além do capital: rumo a uma teoria da transição, obra de maior envergadura deste filósofo húngaro profundamente influenciado por Marx, Lukács e Rosa Luxemburgo, e considerada a análise mais ousada contra o capital e suas formas de controle social.

Para Mészáros, o Estado é parte constitutiva da base material da sociedade, e complementa o sistema de produção enquanto estrutura de comando político, capaz de articular sua própria superestrutura legal e política. Assim, pode desempenhar melhor o papel vital de assegurar e salvaguardar as condições gerais de expansão e acumulação do sistema capitalista.

De acordo com a autora, envolvendo-se diretamente na produção e na reprodução do capital, cabe também ao Estado reforçar a dominação do capital sobre as forças antagônicas que poderiam desafiá-lo. Nesse papel, corporifica o imperativo de garantir e proteger as condições de separação entre propriedade e produtores, reforçando a relação de alienação ao assegurar as condições para a subordinação estrutural-hierárquica do trabalho ao capital.

ISBN: 9788579835742
Assunto: Ciências Sociais
Formato: 14 x 21
Páginas: 128
Edição:
Ano: 2014