Cultura Acadêmica

Existem 1008 usuários on-line.

Ciência da Informação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Encontrabilidade da informação
Possibilidades, limitações e contradições para o processo de desenvolvimento econômico

Vechiato, Fernando Luiz e Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio

Sinopse

Este livro trata da encontrabilidade da informação, ou findability, visando sua conceituação na Ciência da Informação, com base em um enquadramento epistemológico e teórico, principalmente no que se refere ao paradigma pós-custodial – disponibilidade da informação por meio da Web –, às tecnologias de informação e de comunicação e à mediação infocomunicacional.

O surgimento da World Wide Web (WWW) na década de 1990 e a evolução das tecnologias envolvidas impulsionaram a reflexão sobre os processos informacionais presentes em ambientes digitais. 

Nesses processos, desenvolvidos em variadas ambiências informacionais, principalmente no que se refere à evolução da Web, as formas de produção, representação e organização da informação se aliam às possibilidades de recuperação, acesso, uso e apropriação, firmando uma dinâmica entre dois elementos que constituem a interação, o compartilhamento e a colaboração: os ambientes e sistemas de informação e os sujeitos informacionais. 

Nessa perspectiva, emerge o findability da informação, elemento fundamental que mede a efetividade do funcionamento dos ambientes e sistemas de informação, além das experiências dos sujeitos. A encontrabilidade traz contribuições importantes para a Ciência da Informação, em princípio na aplicação em ambientes informacionais da Web, já que pode ser estendida a quaisquer ambientes de informação. 

ISBN: 9788579835865
Assunto: Ciência da Informação
Formato: 14 x 21
Páginas: 154
Edição:
Ano: 2014
Sobre o autor
Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti. Licenciada em Matemática (1986) pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp. Especialista em Ciência da Computação (1987) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, USP. Mestre em Ciências – área de concentração Ciências da Computação e Matemática Computacional (1993) – pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Doutora em Educação – área de concentração Educação Brasileira (2001) – pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Professora assistente doutora em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa da Unesp-Marília, Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Propg) desde 2013. Pesquisadora de Produtividade-PQ-CNPq.