Cultura Acadêmica

Existem 172 usuários on-line.

Saúde



Readaptação Profissional: da Teoria á Prática

Luiza Gava Schmidt, Maria e Del-Masso, Maria Candida Soares

Sinopse

Dirigido em especial a estudantes e profissionais que atuam na área de saúde do trabalho, este livro busca estimular o debate acerca dos temas que envolvem a readaptação profissional, assunto de fundamental importância no Brasil, que a cada ano registra cerca de 700 mil acidentes de trabalho.

A obra se compõe de 12 ensaios escritos por profissionais de diferentes áreas do saber, que refletem o conhecimento teórico e prático dos autores e possibilitam a percepção do conjunto de aspectos envolvidos no processo de readaptação e reabilitação profissional.

Uma das questões mais importantes abordadas no livro é o próprio conceito de readaptação. Atualmente o processo de readaptação precisa levar em conta outros fatores além da mera realocação física do trabalhador para um novo ou antigo ambiente de trabalho. Como enfatiza a obra, a readaptação se dá por meio de ações transdisciplinares, ou seja, demanda a integração global de várias ciências.

O livro oferece soluções práticas para o efetivo resgate da dignidade humana. Aborda, por exemplo, as experiências da modalidade grupal no processo de readaptação e a utilização de recursos metodológicos como jogos psicodramáticos, além de apresentar exemplos práticos, como o funcionamento da readaptação em uma universidade do Estado de São Paulo. A obra ainda discute o papel do Estado e da própria sociedade na elaboração de políticas públicas que, além do retorno ao trabalho, tratem da manutenção e progressão do trabalhador vítima de acidente.

Comprar
Preço:
R$32,00


ISBN: 9788579834448
Assunto: Saúde
Formato: 16 x 23
Páginas: 228
Edição:
Ano: 2014
Sobre o autor
Maria Luiza Gava Schmidt

Maria Luiza Gava Schmidt possui graduação e mestrado em Psicologia pela Unesp, doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp e pós-doutorado em Saúde Pública pela USP. É professora assistente da Unesp.



Maria Candida Soares Del-Masso

Maria Candida Soares Del-Masso é graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru (Instituição Toledo de Ensino) e especializada em Reabilitação Profissional nas áreas de Aconselhamento em Avaliação e Avaliação Profissional pela Unesp. Possui mestrado em Rehabilitation Administration Services Program, Rehabilitation Institute –Southern Illinois University at Carbondale (USA) e mestrado em Educação Especial pela UFSCAR, sendo doutorada em Educação pela USP. É professora assistente doutora na Unesp.


outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.