Cultura Acadêmica

Existem 858 usuários on-line.

Comunicação


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Espetáculo, festa, argumentação e organização

Moraes, Elaine Cristina Gomes de

Sinopse

O papel dos eventos em movimentos sociais e sua importância como estratégia de comunicação sob a ótica das Relações Públicas é o tema principal desenvolvido nesse livro. Elaine Cristina Gomes de Moraes toma como base para sua análise a 5ª. Parada da Diversidade de Bauru, cidade do interior paulista, evento realizado em agosto de 2012 pela Associação da Diversidade de Bauru (ABD) e composto majoritariamente pelo movimento homossexual, mas também por outras minorias.
Eventos têm papel fundamental no movimento homossexual e expressam seus ideais, reivindicações e identidade, na medida em que aglutinam publicamente pessoas com objetivos comuns. Ao mesmo tempo, tornam-se importantes meios de expressão do movimento por conta da repercussão proporcionada pelos meios de comunicação.
Dessa forma, a autora propõe analisar os eventos como ações de comunicação, já que essas atividades são planejadas para a construção de uma imagem. E, também, constituídas como estratégica de comunicação, cujos objetivos são o avanço social e a proposta de transformação da realidade, na medida em que promovem a visibilidade e a legitimidade às lutas do movimento social.
A autora destaca que o movimento homossexual começou suas articulações com a organização do primeiro grupo na década de 1970. Desde então diversos outros grupos, como os de lésbicas, transexuais e travestis se formaram, mudando a trajetória inicial. Às lutas que reivindicavam igualdade de direitos, somaram-se outras, como as que protestavam contra a violência aos homossexuais. Também nascem desse caldo as famosas paradas do Orgulho Gay.
Com o estudo de caso da Parada da Diversidade de Bauru, a segunda maior do estado de São Paulo, a autora analisa entre outras questões, o modo como o movimento homossexual da cidade utiliza eventos nas suas estratégias de luta, como organiza a parada e a repercussão do evento na mídia. Ela ainda examina como o evento ganhou força e visibilidade e atingiu alguns de seus objetivos.

ISBN: 9788579834745
Assunto: Comunicação
Formato: 14 x 21
Páginas: 228
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Elaine Cristina Gomes de Moraes

É mestre e graduada em Comunicação pela Unesp. Atualmente é professora nas Faculdades Integradas de Bauru em disciplinas relacionadas a planejamento, logística e gestão de eventos, cerimonial e protocolo.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.