Cultura Acadêmica

Existem 182 usuários on-line.

Sociologia


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Inclusão das mulheres como investidoras na bolsa de valores de São Paulo
Limites e ambiguidades

Anselmo, Joyce

Sinopse

A educação financeira, tema constante de programas de TV de grande audiência, é analisada nesta obra como uma crença produzida pelo mundo das finanças, segundo a qual a financeirização é um processo que envolve valores morais, culturais, políticos, simbólicos e sociais presentes no mercado e que se configuram e se reconfiguram, colaborando assim para a transformação cognitiva da sociedade e do capitalismo contemporâneo.
No Brasil o tema ganhou relevância durante o Governo Lula, com a criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, em 2007, e do Comitê Nacional de Educação Financeira, em 2010. As iniciativas foram seguidas pelo setor privado, com a instituição pela Bolsa de Valores de São Paulo, em 2011, do projeto Bovespa Vai Até Você, visando a democratização e popularização do mercado de capitais. É a partir desse programa, que a bolsa paulista institui o programa Mulheres em Ação, voltado para o público feminino.
A autora observa que a criação de uma nova crença que esteja em consonância com o mundo das finanças é essencial para que o capitalismo se produza e se reproduza. E cita o sociólogo Roberto Grün: "[...] o Brasil vive no início do século 21 a instauração de um modo de dominação financeiro. Mais que um simples money talks, estamos diante da dominação cultural das finanças, que impõem a proeminência das suas maneiras de enxergar a realidade brasileira e enquadrar os problemas do país".
Tomando como base esse contexto, a autora realiza uma abordagem sociológica do tema, privilegiando as questões sociais, culturais e simbólicas pertinentes. Mais que analisar uma suposta mudança de hábitos das mulheres que procuram pelo curso de educação financeira da BM&FBovespa, o objetivo do estudo é enfatizar estratégias e mecanismos utilizados pela bolsa de valores para atraí-las. Entre estes, está o Mulheres em Ação, projeto que adota como um de seus desafios a divulgação da "cultura do poupar", buscando se instituir como canal entre o mercado de ações e as mulheres, sobretudo a partir de um trabalho de educação financeira.

ISBN: 9788579834769
Assunto: Sociologia
Formato: 14 x 21
Páginas: 148
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Joyce Anselmo

É mestre e doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp. É assistente de pesquisa e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado (Nespom) da mesma instituição.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.