Cultura Acadêmica

Existem 701 usuários on-line.

Artes


versão digital (ebook)impressão sob demanda
Crianças, museus e formação de público em São Paulo

Selli, Paula Hilst

Sinopse

A partir de sua experiência pessoal, de frequentadora de museus desde a infância, e profissional, atuando em uma instituição cultural que abriga um museu, a arte-educadora Paula Hilst Selli discute neste livro a relação entre os museus e seu público.
Sua suposição inicial é que os museus não fazem parte das opções de lazer para a maioria da população porque a formação de público dessas instituições está ligada diretamente à infância e à experiência construída nessa fase.
A partir dessa ideia, sugere questões: Será que as crianças de hoje frequentam museus? Como? Com quem? O que será que elas pensam ou imaginam acerca desses espaços? Será que nesses ambientes são estimuladas à construção do conhecimento? As crianças são protagonistas ou figurantes das ações educativas?
Assim, por meio de uma pesquisa realizada com crianças, a autora busca saber o que elas pensam a respeito dos museus e como se relacionam com eles, para, então, refletir sobre o acesso e a formação de público desse tipo de equipamento cultural na cidade de São Paulo.
Além de investigar o papel que o museu assume no imaginário infantil e quem são os principais responsáveis por intermediar o contato entre as crianças e essas instituições, a arte-educadora analisa documentos oficiais e estudos históricos com o objetivo de discutir as responsabilidades no acesso a bens culturais.

ISBN: 9788579834837
Assunto: Artes
Formato: 14 x 21
Páginas: 280
Edição:
Ano: 2013
Sobre o autor
Paula Hilst Selli

É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp e graduada em Artes Plásticas pela USP. Atualmente trabalha no Museu Lasar Segall - IBRAM/MinC.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.