Cultura Acadêmica

Existem 1271 usuários on-line.

Ciências Sociais


versão digital (ebook)
Pelos olhos do menino de engenho

Cordeiro, Carla de Fátima

Sinopse

Pelos olhos do menino de engenho
Os personagens negros na obra de José Lins do Rego

Em Pelos olhos do menino de engenho, a socióloga Carla de Fátima Cordeiro busca identificar um pensamento social relativo à questão racial no Brasil na década de 1930, a partir da análise dos personagens negros presentes na obra de José Lins do Rego.
Descendente de senhor de engenho, o escritor paraibano, ao lado de Gilberto Freyre, foi um dos mais destacados participantes do Movimento Regionalista Nordestino, que defendia os "verdadeiros" valores brasileiros, baseados na ordem social anterior: latifundiária, escravista e açucareira. Lins do Rego criou seus principais romances, considerados fortemente autobiográficos, entre 1934 e 1942, época em que as velhas estruturas econômicas e de relações sociais dos engenhos de cana-de-açúcar se encontravam em franco declínio.
A autora traz à luz um processo fundamental da História do país, concluindo que o processo de decadência dos velhos modos de produção refletiu-se na narrativa dos romances, em que a violência, principalmente contra os subalternos negros, tornou-se cada vez mais presente. Dessa forma, ela demonstra como a ficção literária expressou o comportamento do poder patriarcal, que passou a sentir-se ameaçado pela inevitável introdução do trabalho livre.

Preço:
R$17,00


ISBN: 9788579832260
Assunto: Ciências Sociais
Formato: 14 x 21
Páginas: 160
Edição:
Ano: 2011
Sobre o autor
Carla de Fátima Cordeiro

Carla de Fátima Cordeiro é graduada e mestre em Ciências Sociais pela Unesp. Tem experiência na área de Sociologia, sobretudo nos seguintes temas: questão racial, literatura e sociedade e romance regionalista na década de 1930.

outras obras deste autor:

O autor não possui outras obras cadastradas.