Cultura Acadêmica

Existem 119 usuários on-line.



Cadastre-se para receber novidades e fazer download dos e-books:

   
PROPe | Ciências Sociais


versão digital (ebook)
Ciências humanas em debate

Vecchio, Angelo Del (Organizador); Kerr, Dorotéa Machado (Organizador); Oliveira, Flávia Arlanch Martins de (Organizador); Portela, Jean Cristtus (Organizador); Gonzalez, Maria Eunice Quilici (Organizador) e Menin, Maria Suzana de Stefano (Organizador)

Sinopse

Fruto de um arrojado projeto coletivo, este livro representa o trabalho de um grupo de docentes da Unesp e também de outras universidades, que impuseram-se o desafio de refletir sobre a pesquisa em subáreas das Humanidades. Entre as inúmeras questões que eles debateram ganharam destaque as relativas a demandas vitais para o fortalecimento das Ciências Humanas, como a necessidade de estimular linhas de pesquisa integradoras de projetos; compreender a especificidade da área com suas metodologias de divulgação científica e temporalidades; valorizar e incentivar redes de pesquisa estimulando o compartilhamento de competências; desenvolver espaços de convívio entre os pesquisadores. 

A pró-reitora de pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini, pontua, na apresentação da obra, que a pesquisa em Ciências Humanas, desenvolve-se, em geral, a partir do esforço individual de um professor, que isolado, dedica-se à sua investigação. No entanto, afirma ela, as pesquisas dessa área do saber podem e devem estar abertas para novos modos de organização: “Um projeto de pesquisa, por exemplo, pode envolver vários professores de diferentes universidades e o compartilhamento de informações em um fórum on-line. Um professor pode colaborar com um colega de outra área de estudo para ter uma perspectiva alternativa sobre seu próprio objeto de pesquisa”.

Entre os temas abordados no livro estão o caráter interdisciplinar da pesquisa em Ciências Humanas, pesquisa em grupo e “produtivismo”, a experiência de uma rede de pesquisa e reflexões sobre a prática interdisciplinar, entre outros.

ISBN: 9788579834172
Assunto: Ciências Sociais
Formato: 14 x 21
Páginas: 260
Edição:
Ano: 2013
Sobre os autores
Angelo Del Vecchio

É professor do Departamento de Antropologia,
Política e Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras da
Unesp de Araraquara (SP).


Dorotéa Machado Kerr

Possui Licenciatura em História FFLCH-USP (1972); Licenciatura em Pedagogia pela FE-USP (1976); Licenciatura em Música/Órgão pela Escola Superior de Música Santa Marcelina (1976). Mestrado em Música pela Escola de Música da UFRJ (1985). Doutorado em Música/Órgão pela Indiana University (1989), Estados Unidos. Atualmente é Professora Adjunta (Livre-Docente) do Instituto de Artes, Departamento de Música, e do Programa de Pós-graduação em Música da UNESP.



Flávia Arlanch Martins de Oliveira

É professora aposentada do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras
da Unesp de Assis (SP).


Jean Cristtus Portela

Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru (SP), e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da mesma universidade, no campus de Araraquara (SP).



Maria Eunice Quilici Gonzalez

Possui Graduação em Física pela UNESP (1977), Mestrado em Epistemologia Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP (1984) e Doutorado em Cognitive Science, Language And Linguistics Phd - University of Essex, Reino Unido (1989). Atualmente é Professora Adjunta (Livre-Docente) do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP.



Maria Suzana de Stefano Menin

É professora aposentada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente (SP).